Silvania Barbosa quer atendimento especial para crianças vítimas de exploração sexual.

Silvania Barbosa quer atendimento especial para crianças vítimas de exploração sexual


Um Projeto de Lei votado em primeira discussão na tarde desta terça-feira (14), de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB), quer que crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual tenham prioridade no atendimento psicológico na rede pública.

O PL tem como objetivo assegurar atendimento imediato às vítimas, que deverão apresentar documentos pessoais, laudo médico e encaminhamento ao referido serviço. Na justificativa do PL, a parlamentar lembra que a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual no Brasil. Sendo 95% desses casos cometidos por pessoas do convívio das vítimas.

“Muitas vezes a criança pode não entender que está sofrendo algum tipo de violência, por isso é tão importante o acompanhamento psicológico rápido e eficaz”, defendeu a parlamentar, que também apresentou projeto para a criação de uma campanha municipal de conscientização e combate à violência contra a criança e o adolescente.

“Esse outro PL segue a mesma linha do primeiro. É por meio de campanhas lúdicas e trazendo o assunto à luz do conhecimento das crianças, que muitas delas compreendem que estão sendo vítimas de violência. Temos que falar nesse assunto e educar nossas crianças para que elas possam se defender. Não é tarefa somente da escola e nem dos pais em casa. É dever do poder público criar mecanismos que assegurem o bem-estar dos cidadãos, mais ainda, quando estes são crianças, incapazes de se defender”, explicou a vereadora.

O PL deve ser votado em segunda discussão na sessão ordinária de amanhã (15). Se aprovado, deverá ser encaminhado ao Executivo Municipal, para sanção ou veto.


Site Revista do Luiz