Renan Filho reforça a importância da Campanha do Setembro Amarelo: ‘abrace essa causa’.

 

O governador Renan Filho (MDB) utilizou as redes sociais para reforçar a importância da Campanha do Setembro Amarela, que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha alerta que agir de maneira correta nas situações em que pessoas demonstrem interesse no autoextermínio pode salvá-las.

“Pessoal, esse mês, abro espaço aqui nas minhas redes para campanha do setembro amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida. No entanto, essa discussão precisa ultrapassar a internet e se tornar pauta do nosso dia a dia. Fale, escute, abrace essa causa”, postou gestor em seu perfil pessoal no Instagram.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto. No Brasil, o “Setembro Amarelo” é promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

“Procure ajuda! O Centro de Valorização da Vida (CVV) está disponível 24hrs durante todos os dias da semana para te ajudar quando necessário. Estamos juntos nessa luta!”, assinalou o governador na rede social.

Na rede pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Por lá, é possível marcar uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo. O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em 1962 em São Paulo, faz um apoio emocional e preventivo do suicídio pelo número 188.

Fonte – Alagoas Alerta


Site Revista do Luiz