Alagoas comemora 204 anos de Emancipação Política do estado -  Revista do Luiz

Ultimas

Teste Teste Teste



quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Alagoas comemora 204 anos de Emancipação Política do estado

 


No dia 16 de setembro comemora-se a Emancipação Política de Alagoas. A data  foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira. 

A História de Alagoas começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios caetés. Localizado entre os dois maiores centros açucareiros do Nordeste - Pernambuco e Bahia -, o estado desenvolveu e consolidou sua economia, baseada nos engenhos de açúcar e na criação de gado, em que predominava o trabalho escravo de negros e mestiços. Entre os séculos XVI e XVII, piratas estrangeiros atacam sua costa, atraídos pelo pau-Brasil.

Segundo conta a história, no início do século XVI a região foi invadida pelos franceses. Porém, em 1535, Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, retomou o controle da área para os portugueses. Duarte ainda incentivou o plantio da cana e a construção de engenhos.No século XVII os holandeses ocuparam a área de onde só saíram em 1645. Data também do século XVII a formação do Quilombo dos Palmares, constituído por escravos fugitivos e destruído em 1690.

Para manter o domínio do território, os colonizadores entram em choque com os nativos e dizimam tribos indígenas hostis, como os caetés. Falar de resistência em Alagoas é falar da resistência de Zumbi. A partir do fim do século XVI, Alagoas e Pernambuco sediam o mais importante centro de resistência dos negros, o Quilombo dos Palmares, destruído em 1694 por Domingos Jorge Velho, após quase um século de existência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 Revista do Luiz

Revista do Luiz é uma fonte de Noticia e Moda para o Publico Brasileiro

Comments

3-comments

LATEST

3-latest-65px

Archive

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Follow us

Header Background

Header Background
Header Background Image. Ideal width 1600px with.

Popular Posts

Sections-BTLabels

Sports News

[Content Marketing][recentmag]
Footer Logo

SEARCH

Popular

SEARCH