Toque de recolher começou nesta sexta. Ninguém pode ficar nas ruas das 21h às 05h.

 

Toque de recolher começou nesta sexta. Ninguém pode ficar nas ruas das 21h às 05h.



Já está em vigor em Alagoa a Fase Vermelha do plano de Distanciamento Social Controlado. A mudança acontece um ano após o primeiro fechamento de lojas, bancos e suspensão do transporte intermunicipal em Alagoas por causa da pandemia do coronavírus.

As fases do Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado são classificadas em cinco etapas, nas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde (a mais flexível).

Na terça-feira (16) o governador Renan Filho (MDB) decidiu endurecer as regras, regredindo o estado para a Fase Vermelha que retorna um dia após o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na quinta-feira (18), confirmar mais 1.074 novos casos e 20 mortes, sendo 10 de pessoas que moravam no interior, entre elas um homem de 79 anos, de Delmiro Gouveia,que tinha imunossupressão e morreu no Hospital Universitário (HU) de Maceió.

De acordo com o boletim, Alagoas tem um total de 144.412 casos confirmados da doença, dos quais 3.978 estão em isolamento domiciliar e 14.595 casos em investigação laboratorial, além de 3.274 óbitos.

Conforme o Decreto 73.650, com vigência de 14 dias, a partir desta sexta-feira (19) haverá toque de recolher em todas as cidades alagoanas. Nenhuma pessoa, adulto ou criança, poderá ficar circular pelas ruas das 21h às 05h.

Também ficam proibidos a abertura de bares e restaurante com atendimento presencial, podendo operar em delivery e no sistema pegue e leve; veículos que fazem transporte intermunicipal só poderão circular com até 30% de sua capacidade; e o acesso a praias, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado e domingo, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.

O funcionamento de igrejas, templos e academias de ginástica fica limitado a 30% da capacidade, mas a prática esportiva será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade.

Salões de beleza e barbearias deverão atender exclusivamente a partir de agendamento e com capacidade reduzida para 50%.

Lojas comerciais e supermercados seguem com permissão para funcionar, mas com alteração nos horários. Para as lojas localizadas no centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, com funcionamento vedado também aos sábados, domingos e segundas.

Já no caso dos shoppings de Arapiraca e Maceió, o horário será das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras.

 

 

 

Site Revista do Luiz