Presidente da AMA defende representação dos municípios no Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

 

Presidente da AMA defende representação dos municípios no Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, defende a representação dos municípios no Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19, criado nesta quarta (24), pelo Governo Federal, para uma ampla articulação que o momento exige por causa do agravamento dos casos nas regiões. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro na véspera. 

Nesse cenário, a Confederação aponta, no documento enviado, que é fundamental a representação para que “se concretizem as políticas públicas emergenciais”, como a vacinação em massa, monitoramento de insumos hospitalares, articulação de plantas industriais e medidas restritivas e de comunicação educativo sanitária. O presidente da AMA concorda com o processo de união para o combate à Covid-19, com destaque para o gestor local, na condição de agente mais próximo e capaz de fazer a necessária interlocução com a população.

“O Comitê precisa ser um pacto federativo com a união de todos os entes municipalistas, em um esforço conjunto, já que temos a competência para um enfrentamento direto ao lado de cada cidadão. Para isso, não queremos entrar em medidas judiciais, porque a solução é a inclusão da Confederação para representar os munícipes dentro do grupo. Estamos à disposição também para apresentar as demandas específicas da nossa região, porque a AMA preparou um diagnóstico da situação junto com o movimento Unidos pela Vacina”, explica Hugo Wanderley.

Anunciado em coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, após reunião dos chefes dos Três Poderes, governadores e ministros, o Comitê terá a coordenação da Presidência da República e do Ministério da Saúde. Segundo informações do Senado, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) orientar o grupo para evitar judicialização de medidas. Na ocasião, não houve participação dos Municípios.

fonte:  AMA

Site Revista do Luiz