Operação Vetus: Ministério elogia atuação de policiais civis alagoanos.

 

Operação Vetus: Ministério elogia atuação de policiais civis alagoanos.

Operação mobilizou policiais civis de todo o país, no combate a violência contra idosos

 

 




 

Redação com assessoria

O Ministério da Justiça, por meio de sua Secretaria de Operações Integradas, externou moção honrosa de elogio a policiais civis de Alagoas, pela participação na Operação Vetus.

O elogio consta de ofício encaminhado pelo secretário de Operações Integradas do Ministério, Jeferson Lisbôa Gimenes, ao secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, e cujo teor foi enviado ao delegado-geral da PC alagoana, Paulo Cerqueira.

A Operação Vetus foi uma ação integrada nacional, voltada para o combate aos crimes de violência contra a pessoa idosa, articulada pela SEOPI/MJSP, em atendimento à demanda da ouvidoria nacional do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, diante do grande aumento do número de denúncias deste tipo de crime relatadas pelo Disque 100, durante o período da pandemia.

A ação, até então inédita no Brasil, contou com a adesão dos 26 Estados e do Distrito Federal, sendo desenvolvida e coordenada totalmente pelas polícias civis estaduais e distrital, por intermédio das delegacias especializadas no combate a crimes de violência contra o idoso e/ou das delegacias de polícia que fazem as vezes.

A operação teve início no dia 1º de outubro do ano passado (dia internacional do idoso), quando se iniciaram as ações investigativas para apuração das denúncias, sendo deflagrada no dia 4 de dezembro passado. 

 

Site Revista do Luiz