Hospital Regional da Mata será entregue para atendimento geral, afirma Renan Filho.

 

Hospital Regional da Mata será entregue para atendimento geral, afirma Renan Filho.

Equipamento foi erguido em União dos Palmares e será inaugurado no dia 5 de outubro; casos de Covid-19 também terão assistência na unidade 

  Nova unidade será inaugurada em 5 de outubro

O governador Renan Filho anunciou que o Hospital Regional da Mata, erguido em União dos Palmares, entrará em funcionamento para o uso geral e não somente voltado ao atendimento de casos da Covid-19. O equipamento, em fase final de instalação, será entregue à população no dia 5 de outubro. O investimento é de R$ 32,3 milhões. A unidade terá o seu fluxo de atendimento como porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

“O Hospital Regional da Mata já vai ser entregue para o uso completo. Ele não vai ser entregue somente para Covid. Então, no dia 5 de outubro, vamos entregá-lo já para atender todo cidadão alagoano que precisar de atendimento em saúde”, disse Renan Filho, ao se referir ao perfil assistencial da unidade de saúde.

O Hospital Metropolitano, em Maceió; e o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, foram entregues antecipadamente e de forma emergencial pelo Governo do Estado no esforço de enfrentamento à pandemia em Alagoas. Os novos equipamentos entraram em funcionamento para atender, exclusivamente, casos da Covid-19. Eles terão o perfil assistencial normalizado à medida que a pandemia for perdendo força.

“Eu espero, se a Covid seguir o comportamento (de queda) que tem tido durante as últimas semanas, já no meio de outubro entregar o Hospital Metropolitano 100% para a população de Alagoas para atender a todos que precisam de cirurgias, de internamento, de exames específicos, sofisticados”, planeja o governador.

Perfil assistencial

Nessa quinta-feira (24), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou aos secretários municipais de saúde o perfil assistencial do Hospital Regional da Mata. A unidade será porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

“É muito importante a entrega do Hospital Regional da Mata, que contará com modernos equipamentos. A unidade chega num momento muito significativo e beneficiará em torno de 150 a 200 mil pessoas daquela região”, pontuou Ayres.

Além da urgência e emergência, o Hospital Regional da Mata contará com unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e ambulatórios. No centro de diagnóstico haverá laboratório funcionando 24 horas, tomografia computadorizada, Raios X e ultrassonografia abdominal total.

Já os ambulatórios terão as especialidades nas áreas vascular, ginecologia, clínica médica e cirurgia geral. Em relação às unidades de internação, serão 30 leitos clínicos, 27 leitos para cirurgias, 18 leitos para obstetrícia e dez leitos para pediatria. O centro cirúrgico contará com quatro salas e sete leitos de recuperação anestésica.

 

 

Site Revista do Luiz