Presidente da AMA participa de debate sobre eleições 2020 coronavirus.
Presidente da AMA participa de debate sobre eleições 2020 coronavirus.
Lideranças municipalistas acompanham debate sobre Eleições 2020 no Senado.

O Senado promoveu nesta quarta-feira, 17 de junho, sessão de debates sobre as Eleições 2020. A presidente da AMA, Pauline Pereira, ao lado do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e demais entidades estaduais acompanhou as discussões remotamente, enviando posição e questionamentos aos parlamentares. O movimento municipalista já apresentou uma série de razões – sanitárias, econômicas e jurídicas – para o adiamento do pleito municipal.
Antes da sessão, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, se reuniu com representantes das estaduais para reforçar a importância da articulação com o Legislativo e o Judiciário. Ele lamentou, porém, que os gestores municipais não estão sendo ouvidos. “Ontem teve reunião com especialistas que estão orientando o Congresso e o TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Eles falam que estão colocando em primeiro lugar a saúde da população brasileira, mas não é isso que está sendo feito. Não ouvi comentários sobre nosso estudo, não conhecem realidade do país e o processo eleitoral”, afirmou.
Ele se referia à reunião do TSE com a Câmara, o Senado e especialistas em saúde, como infectologistas, epidemiologistas e sanitaristas, na manhã desta terça-feira, 16. Os participantes defenderam o adiamento do pleito por algumas semanas e a realização ainda neste ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro. No debate do Senado, a maioria das lideranças confirmaram esse entendimento, mas alguns questionaram se haverá diferença significativa no risco de contágio entre outubro, novembro e dezembro.