Relator de comissão externa afirma que moradores de Pinheiro precisam de reparações.

Relator de Comissão Externa afirma que moradores do Pinheiro precisam de reparações


Os deputados federais membros da Comissão Externa do Congresso Nacional, que investiga o afundamento dos bairros do Mutange, do Pinheiro e do Bebedouro, visitaram na manhã desta sexta-feira (13) residências, pontos comerciais e a obra que vem sendo executada pela Braskem na região para avaliar de perto a situação.
Para o relator da comissão, deputado federal Marx Beltrão, “a Braskem precisa assumir suas responsabilidades por completo. Estamos aqui em missão oficial, presenciando o que toda Maceió já sabe: os moradores dos demais bairros afetados precisam de reparações e indenizações urgentes e muitos outros também precisarão ser removidos. O problema é grave e não cabe mais adiar as soluções” disse o parlamentar.
Beltrão é o relator da Comissão Externa, que é presidida pelo deputado federal JHC (PSB). A Comissão realiza nesta sexta-feira um dia de visitas técnicas em locais atingidos pelos afundamentos advindos da atividade de mineração e a tarde realiza audiência pública na Igreja Batista do Pinheiro. Integram a visita, além de Beltrão e JHC, o senador Rodrigo Cunha (PSD), o vereador Francisco Sales (PPL).
Ainda segundo Marx, “o fato de a empresa assumir que há problemas graves no Mutange provocados pela mineração, reforça ainda mais a tese da validade do relatório da CPRM e não deixa dúvida quanto à necessidade de se fazer justiça para com os moradores atingidos”.
Há um mês a Braskem anunciou que apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) medidas para encerramento definitivo de atividades de extração de sal em Maceió (AL) com fechamento de seus poços. Em fato relevante, a companhia controlada pela Odebrecht informou ainda que propôs à ANM a criação de uma área de resguardo no entorno de determinados poços, o que envolverá realocação de pessoas, desocupação de imóveis e a adoção de medidas adicionais de monitoramento.

Site Revista do Luiz

,