A mulher de muitos anos...

"Heley de Abreu Silva Batista foi uma professora brasileira. Ganhou notoriedade ao dar sua própria vida em um ato de coragem para salvar crianças na tragédia de Janaúba. A professora salvou pelo menos 25 crianças, sendo considerada uma heroína." Essa é descrição do Wikipedia sobre Heley, a professora "heroína" de Janaúba, Minas Gerai
A tragédia de Janaúba aconteceu no dia 5 de outubro de 2017. O vigilante Damião Soares dos Santos, 50, ateou fogo em si mesmo, e em várias crianças em uma sala de aula da creche Gente Inocente. Segundo testemunhas, a pedagoga de 43 anos protegeu as crianças com a ajuda de outras duas funcionárias, abraçando-se ao criminoso na tentativa de impedir que ele continuasse o ataque.]
Mas o ato de coragem custou a vida de Heley, que teve 90% de seu corpo queimado. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu poucas horas depois, no hospital. Na tragédia, dez crianças morreram, outras duas funcionárias da creche, além de Damião, o autor do ataque.
A tragédia comoveu o país em 2017. Na época, diante do ato de bravura, o presidente Michel Temer concedeu a ela, a Ordem Nacional do Mérito — uma condecoração para homenagear cidadãos brasileiros que tenham prestado serviços de destaque à nação brasileira. A creche, onde aconteceu a tragédia, foi reformada e transformada em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), que, hoje, leva o nome da professora. Há poucos dias, Heley voltou a ser homenageada. A rodovia LMG-631, que liga o munípio de São João da Ponte à BR-122, recebeu o nome de 'Professora Helley de Abreu Batista'.
Quem era Heley?
A professora trabalhava na creche Gente Inocente há apenas um ano quando a tragédia aconteceu. Ela morava em Nova Porteirinha e, todos os dias, atravessava a ponte sobre o Rio Gorutuba para ensinar as crianças. A pedagoga que, em 2005, perdeu o primogênito, na época com 5 anos, por afogamento na piscina de um clube, deixou outros três filhos: Breno, 16, Lívia, 13, e Olavo, 2. Além do marido, Luiz Carlos Batista, com quem era casada há 23 anos.
POR: Iara Oliveira

Site Revista do Luiz

, ,