Biografia de Célia Maria Barbosa Rocha

Biografia de Célia Maria Barbosa Rocha

Célia Rocha nasceu em Arapiraca, tem 60 anos e é médica pediatra. Mãe de três filhos: Daniel, Mariana e Natália e avó de Nayara, Gustavo e Gabriel. É filha do fundador do ASA, Antônio Rocha, e de Zélia Barbosa Rocha.
Iniciou a vida pública como secretária municipal de Saúde, em 1985, quando implantou o SUDS – Sistema Único e Descentralizado de Saúde – construindo os primeiros cinco Centros de Saúde na cidade e humanizando o atendimento aos pacientes.
Foi vereadora por dois mandatos e a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores. Conquistou dois mandatos como prefeita, governando Arapiraca de 1997 a 2004. Elegeu seu sucessor, Luciano Barbosa, e em 2010 com mais de 120 mil votos foi eleita deputada federal com a segunda maior votação do Estado.
É conhecida por sua personalidade aguerrida, forte, corajosa e determinada. Mas é seu carisma, sua maneira simples de se relacionar com as pessoas que a tornaram em umas das mulheres mais respeitadas e admiradas do Brasil. A mulher que redesenhou a história política, administrativa e social de Arapiraca.

 

Site Revista do Luiz